Descoberta: Neil Gaiman












Resultado de imagem para neil gaiman

          Oi, pessoas lindas! Por que descoberta? Neil Gaiman é um autor bem popular e reconhecido, porém, apesar de ouvir falar dele e de suas obras com frequência, fiz minha primeira leitura dele no ano passado,  e desde então sempre que possível adquiro e leio suas obras! A seguir um pequeno resumo da sua biografia para conhecê-lo um pouco:

Resultado de imagem para neil gaiman 
           Neil Gaiman nasceu em 1960, na cidade de Portchester, Inglaterra. Desde pequeno, demonstrou sua ligação com os quadrinhos. Como jornalista, foi crítico de HQs e, aos 20 anos, teve seu primeiro título publicado, Violent Cases, pela editora inglesa Titan. Nos últimos anos, Gaiman tem se dedicado também ao mundo dos romances, lançando livros infantis e adultos, como Coraline, Deuses Americanos e Os Filhos de Anansi. Nos quadrinhos, trabalhou em duas séries para a Marvel.
          Sua dedicação, porém, parece maior ao cinema. Roteirizou ao lado de Roger Avary o filme Beowulf, participou das adaptações de Stardust e Coraline e deu seu primeiro grande passo na sétima arte: escreveu o belíssimo Máscara da Ilusão, dirigido pelo velho colaborador Dave McKean. Prepara-se agora para sua estréia como diretor no filme de sua maior criação na série Sandman, Morte.

          Como qualquer colecionadora, conheci as obras de Neil Gaiman por acaso, sabe aqueles colecionadores fanáticos por edições de capa dura ou de luxo? Então... A Editora Intrínseca tinha lançado recentemente o livro Mitologia Nórdica, cada dura (lindíssimo), e logo também seria lançado o filme Thor, Ragnarok e eu apaixonada por todas as mitologias comprei o livro para me inteirar melhor e foi aí que tudo começou...


Uma jornada da origem do universo até o fim do mundo.
Quem, além de Neil Gaiman, poderia se tornar cúmplice dos deuses e usar de sua habilidade com as palavras para recontar as histórias dos mitos nórdicos? Fãs e leitores sabem que a mitologia nórdica sempre teve grande influência na obra do autor.
Em Mitologia nórdica, ele vai até a fonte dos mitos para criar sua própria versão, com o inconfundível estilo sagaz e inteligente que permeia toda a sua obra. Fascinado por essa mitologia desde a infância, o autor compôs uma coletânea de quinze contos que começa com a narração da origem do mundo e mostra a relação conturbada entre deuses, gigantes e anões, indo até o Ragnarök, o assustador cenário do apocalipse que vai levar ao fim no mundo. Às vezes intensos e sombrios, outras vezes divertidos e heroicos, os contos retratam tempos longínquos em que os feitos dos deuses eram contados ao redor da fogueira em noites frias e estreladas. “Mitologia nórdica” é o livro perfeito para quem quer descobrir mais sobre a mitologia escandinava e também para aqueles que desejam desvelar novas facetas dessas histórias.


 “Deuses americanos” é, acima de tudo, um livro estranho. Nesta nova edição, preferida do autor, o leitor encontrará capítulos revistos e ampliados, artigos, uma entrevista com Gaiman e um inspirado texto de introdução. A saga de Deuses americanos é contada ao longo da jornada de Shadow Moon, um ex-presidiário de trinta e poucos anos que acabou de ser libertado e cujo único objetivo é voltar para casa e para a esposa, Laura. Os planos de Shadow se transformam em poeira quando ele descobre que Laura morreu em um acidente de carro. Sem lar, sem emprego e sem rumo, ele conhece Wednesday, um homem de olhar enigmático que está sempre com um sorriso no rosto, embora pareça nunca achar graça de nada. Depois de apostas, brigas e um pouco de hidromel, Shadow aceita trabalhar para Wednesday e embarca em uma viagem tumultuada e reveladora por cidades inusitadas dos Estados Unidos, um país tão estranho para Shadow quanto para Gaiman. É nesses encontros e desencontros que o protagonista se depara com os deuses — os antigos (que chegaram ao Novo Mundo junto dos imigrantes) e os modernos (o dinheiro, a televisão, a tecnologia, as drogas) —, que estão se preparando para uma guerra que ninguém viu, mas que já começou. O motivo? O poder de não ser esquecido. (simplesmente me apaixonei pela história!)


Charlie Nancy tem uma vida pacata e um emprego entediante em Londres. A pedido da noiva, ele concorda em convidar o pai para seu casamento e fazer uma tentativa de reaproximação, já que há vinte anos os dois não se falam. Enquanto isso, no palco de um karaokê na Flórida, o pai de Charlie tem um ataque cardíaco fulminante.
A viagem de Charlie até os Estados Unidos para o funeral acaba se tornando a jornada de uma nova vida. Charlie não tinha ideia de que o pai era um deus. Menos ainda de que ele próprio tinha um irmão. Agora sua vida vai ficar mais interessante... e bem mais perigosa.
Embrenhando-se no território de lendas e deuses pagãos, a poderosa narrativa de Neil Gaiman leva o leitor a mergulhar nessa história fantástica e bem-humorada sobre relações familiares, profecias terríveis, divindades vingativas e aves muito malignas. (minha leitura atual)





          Por enquanto são essas obras que me fascinaram do autor. Vocês já leram algo dele? Digam aí nos comentários! Até a próxima leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário